← Back to portfolio

Crítica do filme Pantera Negra

Published on

Por que o filme Pantera Negra é um fenômeno da Marvel?

OBS: CONTEM SPOILERS 🙄😲

    Para quem assistir o filme Pantera Negra não será dificil encontrar a resposta, mas para quem não esteve nos cinemas para contemplar essa obra cinematográfica ou ainda não assistiu em casa, vai algumas dicas: um bom seu filme sempre tem por trás uma extensa pesquisa que faz história ter referência e contexto e Pantera Negra tem essa pesquisa, principalmente, em relação ao Continente Africano e suas particularidades muito bem desenvolvidas. Percebemos nas diversas personagens que o filme expõe na tela, por meio de danças africanas, acessórios e roupas (aliás, figurino impecável).

    A história do longa: um novo rei começou a assumir Wakanda (país fictício) com a morte de seu sóbrano. T'Challa (o falecido Chadwick Boseman) assume o reino e encontra novos desafios em relação às situações que seu pai tinha omitido, em todo o tempo em que governou Wakanda. Contando ainda com a tecnologia nas mãos de sua irmã Shuri (Letitia Wright), T'Challa entende que para manter o legado de seus ancestrais terá que encarar verdades que seu pai se recusou em fazer. Com um bom coração, o novo rei (Boseman) quer governar sua nação com a ajuda de aliados - como seu interesse amoroso Nakia (Lupita Nyong'o.) Ah, Nyong'o não diferente do que fez em no filme 12 Anos de Escravidão , brilhou elegantemente, nesta película. Já na pele do General Okoye, Danai Gurira brilhou tão quanto Nyong ' 

  Com o surgimento de Kilmongger (Michael B. Jordan) primo T'Challa de reivindicando seus direitos (nem todos o verão como um vilão e sim como um homem machucado na alma e na mente), se faz necessário, que o novo sóbrio, encontre sua essência como o Pantera Negra e lute pelo que acredita ser o melhor para sua nação.

   Estamos falando de um filme que tem um diretor negro (Ryan Coogler) que já revelou a que veio em 2013 quando dirigiu Michael B. Jordan em Fruitavel Station (A Ultima Parada) e reafirma isso agora com película essa, que em seu elenco, praticamente , 98% dos atores são negros. No papel do personagem de Ulysses Klaue, o vilão de fato do filme, entendemos o racismo, pela não aceitação que Wakanda possua o metal mais poderoso da terra (Vibranium). Em contrapartida, o agente da CIA Everett K. Ross entende que Wakanda precisa ser protegida da cobiça mundial pelo poder.

   O cinema mudou ao apresentar um filme, quase, 100% afrodescente?

   Vamos dar tempo ao tempo e para encontrar a resposta, mas antes de obte-la, já temos uma certeza: o longa Pantera Negra, é um filme político e motivacional que encanta pela produção milimetricamente elaborada. Merece respeito entre todas as nações reais e fictícias, e nos dá um caminho para a tão almejada paz mundial. Ninguém encontra paz se não encarar sua própria essência. Se a paz mundial existirá, não é a questão aqui tratada, porque, isso parece utopia tempos, mas, cada individuo, que entende o valor de sua pátria melhora o seu próprio mundo e de seus compatriotas.

   Que essa película nos ensine a vencer nossa "África" ​​explorada dentro de nossa alma e nos ajude a encontrar nosso "vibranium" Interior, a fim de assumirmos e realizarmos nossa Missão (custe o que custar.)


Texto por

Vanusa Thomaz, estudante de Jornalismo. Ama filmes e Viktor Frankl.

Revisão Conceitual

Camila Menezes: ama bons livros, bons filmes e, principalmente, boas histórias. Psicóloga especialista em Logoterapia e Análise Existencial Frankliana.

ANO DE LANÇAMENTO: 2018

ORIGEM: EUA

DIREÇÃO: RYAN COOGLER

ELENCO: CHADWICK BOSEMAN, MICHAEL B. JORDAN, LUPITA NYONG´O, DANAI GURIRA, MARTIN FREEMAN.

COMPOSIÇÃO MUSICAL: KENDRICK LAMAR

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.